terça-feira, 2 de novembro de 2010

Salvador BA / Brasil

Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é uma cidade brasileira, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, "cidade do Salvador
O Elevador Lacerda tem 191 pés de altura (72 metros) e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa. O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia ao custo de quinze centavos de real por passageiro, num percurso de trinta segundos de duração. Foi construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, sócio do irmão, o comerciante Antônio Francisco de Lacerda, idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, utilizando peças de aço importadas da Inglaterra.


Torre troncónica em alvenaria com lanterna e galeria, 22 metros de altura e pintada com bandas preta e brancas. O farol está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra.No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outros itens, para abastecer o mercado consumidor europeu. Atualmente o farol encontra-se consagrado como um dos ícones da capital baiana, inspirando artistas e poetas



A história do bairro soteropolitano está intimamente ligada à história da própria cidade, fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil (quando D. João III era o monarca reinante), que escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica - no alto, próximo ao porto e da região comercial e com uma barreira natural constituída por uma elevação abrupta do terreno, verdadeira muralha de até 90 metros de altura por 15km de extensão - facilitando a defesa da cidade.
Era um bairro eminentemente residencial, onde se concentravam as melhores moradias, até o início do século XX.
A partir dos anos 1960, o Pelourinho sofreu um forte processo de degradação, com a modernização da cidade e a transferência de atividades econômicas para outras regiões da capital baiana, o que tranformou a região do Centro Histórico em um antro de prostituição e marginalidade.
Somente a partir dos anos 1980 (com o reconhecimento do casario como patrimônio da humanidade pela UNESCO) e dos anos 1990 (com a revitalização da região) é que o Pelourinho transformou-se no que é hoje: um centro de "efervescência" cultural.
Nas últimas década, o Pelourinho tornaou-se um importante centro cultural de Salvador.

A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado. Também já recebeu alguns epítetos, como o de "Capital da Alegria", devido aos enormes festejos populares, como o seu carnaval, e "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.

Tudo sobre o Carnaval de Salvador: http://www.carnaval.salvador.ba.gov.br/2010/Capa/

Fomos no camarote da Ivete Sangalo   http://www.ivetesangalo.com/v1/fotos/enchante-2010-camarote-cerveja-cia/,  achei legal, bem servido, porém dizem os mais experientes que o do Chiclete com Banana não tem igual...
Quem esta a procura de muita folia e azaração deve ficar na pista correndo atras do trioo...Mas cuidados mulheres com os Filhos de Gandhy, eles Saò espertinhos e loucos por um beijo na boca, so no trajeto ate o nosso camarote quase fomo laçadas !!!! rsrsO afoxé Filhos de Gandhy, fundado por estivadores portuários da cidade no dia 18 de fevereiro de 1949, tornou-se o maior e dito o mais belo Afoxé do Carnaval.Constituído exclusivamente por homens e inspirado nos princípios de não violência e paz de Mahatma Gandhi, o bloco traz a tradição da religião africana ritmada pelo agogô nos seus cânticos de ijexá na língua Iorubá. Utilizaram lençóis e toalhas brancos como fantasia, para simbolizar as vestes indianas.
Tornou-se o mais famoso e o maior dos Afoxés da Bahia, que conta com aproximadamente 10.000 integrantes.
Tradicionalmente a 'fantasia' contém, além do turbante e das vestimentas, um perfume de alfazema e colares azul e branco. Os colares já são conhecidos tradicionalmente por "colar dos filhos de Ghandy", que são oferecidos para os admiradores como forma de desejar-lhes paz durante o carnaval e ao longo do ano.Uma ressalva, oferecidos também a todas que beijam um integrante do bloco..eles marcam território mesmo, e as bahianas adoram isso!
As cores dos colares é um referencial de paz e o afoxé enfoca Oxalá, que é o Orixá maior. O branco e o azul intercalados é o fio-de-contas do Oxalá menino, o Oxaguiam, que correspondem: o branco a Oxalufon seu pai e o azul a Ogum de quem é inseparável; as contas são amuletos da sorte. E cada um usa de acordo com a indumentária, da maneira que se achar elegante, não existe quantidade fixa de contas para cada colar, nem quantos colares se deve usar.

Mamãe e sogrinha quebrando tudoo no carnaval de Salvador...

Com a fundação da Barraca do Lôro, na praia de Pedra do Sal, em 1995, Salvador ganhou um ponto de encontro dos mais badalados do verão baiano. Freqüentada por toda a galera bonita e descolada da cidade, a barraca foi sendo descoberta aos poucos, não só por locais e turistas típicos, mas também por famosos que se encantavam com a beleza da praia. O ambiente proporcionado pela barraca (sol, surf, cerveja gelada, música e petiscos) e o respeito à privacidade, foi um dos motivos que a tornou preferida de personalidades e famosos que vinham à Bahia, como o lendário guitarrista Jimmy Page, as cantoras Margareth Menezes e Cássia Eller, o artista plástico Bel Borba e muitos outros.

Fomos em Fevereio de 2010, e aproveitamos o carnaval de Salvador.Fiquei hospedada na casa de minha cunhada, então não tenho muitas dicas para passar...Mas é um destino ótimo e animado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário