terça-feira, 3 de maio de 2011

Meu Casamento : Tudo que você precisa saber sobre casamentos ao ar livre

 Meu Casamento foi um Sonho Encantado, tudo como planejei..uma cerimônia emocionante e muito especial, um momento único, um dia perfeito.... Não quis cerimonial para me ajudar a escolher nada,somente para o dia da cerimônia para organizar todo o evento..e a minha escolhida graças a Deus foi maravilhosa...Pricila Bragança.
Ao longo desta postagem vou contar os detalhes e os motivos de cada escolha minha..e também darei dicas para você que sonha em ser ou já é noiva..

Tudo que você precisa saber sobre casamentos ao ar livre  eu vou te contar...rsrs


Obs: Todas as fotos postadas,são do meu casamento, e cada detalhe foi escolhido pessoalmente por mim, nos mínimos detalhes.Sugiro que vc viva cada momento antes de seu casamento...o meu eu posso dar vários títulos que o descrevem muito bem..pois quem sabe de cada detalhe, conhece cada por quê desse momento!!! Conto de Fadas,Elegância Natural,Jardim Encantado,Ares de Provance...aiii meu Sim foi ao entardecer com um dia de sol e uma noite estrelada!


Documentos necessários:
Certidão de batismo
Caso um dos noivos seja viúvo, é necessário apresentar a certidão de óbito do ex-conjuge
Cópia autenticada da carteira de identidade de noivos e padrinhos
Protocolo do processo civil
Comprovante do curso de noivos

Não demorem para escolher a igreja. Algumas já têm datas reservadas para mais de um ano. Maio, setembro e dezembro são os meses mais concorridos, e pensem bem, pois vários Padres são muito rigorosos, e permitem somente músicas da igreja,escolhem a quantidade e até a ordem..Meu noivo quis casar ao ar livre,e foi ótimo, pois o casamento saiu exatamente como sonhamos..com as músicas que escolhemos e tudo mais..Porém é meio difícil encontrar celebrantes, mas com sorte e paciência tudo da certo!Após a escolha da igreja...
Pagamento de taxa na igreja
Apresentar os documentos com dois meses de antecedência à data do casamento
Se o(a) noivo(a) não pertencer à comunidade da Paróquia onde será celebrado o casamento, deve apresentar os documentos pedidos à própria Comunidade Paroquial


CASAMENTO À TARDE (até as 18h e 30min), o nosso foi as 17:00 horas no convite..e foi tudo lindoo, com um por do sol maravilhoso e um céu estrelado!!!
Como os casamentos realizados de manhã, também são mais informais. Se optarem por um casamento ao ar livre, tomem cuidado com o horário de verão, já que até as 18 horas o sol ainda está muito forte e em certas regiões costuma chover muito neste período. Por quê escolhemos esse horário??? O motivo é simples: uma celebração no campo deixa o casamento mais descontraído, menos formal e por vezes, mais bonito e marcante do que uma festa glamourosa.

Em relação às flores, não há uma combinação de cores específica, mas as cores claras têm um lindo destaque quando há sol.

Para um casamento ao ar livre a decoração deve ser especial, diferente da decoração em salões, buffets ou qualquer outro lugar fechado. Isso porque, nesse caso, ela que irá compor a estrutura e a “cara” do evento

Nosso Casamento ao ar livre respirou uma aura de romance, que se torna ainda maior poque foi realizado com requinte e bom gosto.Vivemos esse bom momento das nossas vidas com sensação de conto de fadas

Existem lugares belíssimos para realizar o casamento ao ar livre: Em Goiânia indico onde foi o meu: http://www.espacosofisticato.com.br/site/
Existe uma magia no cenário, um toque pessoal e muito, mas muito romântico.
Quando bati os olhos no casamento ao ar livre, defini imediatamente como gostaria que fosse o estilo de minha cerimônia.

DICA: Se bem planejado, um casamento campestre poderá sair mais em conta caso os noivos queiram deixar de lado o que há de mais luxuoso no mercado e as decorações mais pomposas.

O casamento pode ser de dia, de noite, na praia, em um jardim, em uma piscina ou até mesmo em um belo quintal. Basta escolher uma decoração charmosa, sem exageros e investir bastante na iluminação.


As tendas garantem a tranquilidade dos convidados também, caso chova.

O estilo do meu camento foi pessoalmente pesquisado e escolhido por mim...Por ser muito romântico e Lindooo, eu sempre tive definido em minha mente que seria : O estilo provençal , que veio como uma forma de imitação do mobiliário da realeza que eram dotados de acabamentos luxuosos. O uso da pátina, do estêncil para reprodução em série de motivos, combinados com tecidos de algodão, em geral com estampas miúdas, caracterizam este estilo. Provençal vem de Provence, região situada no sul da França que batizou esse estilo simples e romântico de decorar. A Provence tem um papel mais tradicional na cultura francesa do que se imagina. São de lá as belíssimas paisagens das plantações de lavanda, que desde a idade média é a matéria-prima da perfumaria tão famosa desse paísVocês verão mais abixo o Hall de entrada, onde escolhi um tecido com flores miúdas,comprado pessoalmente por mim e que depois vou utilizar em minha casa!!

 
Além da pátina, o estilo se compõe das estampas em tons suaves de azul, verde e rosa, listras e cenas rurais chamadas de toile de jouy, todas aplicadas aos tecidos e às louças que completam o charme do estilo rural francês.
Amêndoas: As amêndoas são muito comuns no casamento árabe e italiano. No Brasil, o costume é oferecer no final da cerimônia, seja no lugar dos bem-casados, em sopeiras na mesa dos doces ou dentro de uma caixinha decorada, como lembrancinha. O significado não muda: as amêndoas simbolizam a sorte e felicidade do casal. Muitos noivos também enviam amêndoas no convite de casamento ou junto com o cartão de agradecimento. Em nosso casamento, as amêndoas foram presentes somente em nossa mesa do bolo.


Estilo Provençal : Tudo embalado pelo ritmo dos ventos mistrais, tudo a ver com nossa Lua de Mel...Vamos viajar para Europa..20 dias tão sonhados e planejados..Vamos conhecer Itália: Roma,Veneza e Capri/ França: Paris/ Londres/ Portugal: Lisboa...Com certeza irei postar todos disa os destinos que vamos carimbar nessa viagem!!


Além do azul e branco predominante, tem o mobiliário com pátina branca que no século XVII era usada para disfarçar os defeitos da madeira.Este ambiente remete ao estilo provençal, dotado, no entanto, de um certo ar de despojamento

Olha o Hall com o tecido com flores miúdas que citei mais acima...rsrs LINDO!! Sou apaixonada !



A cor azul e branca e florais com alguns mobiliários antigos levam a um ambiente austero e requintado. Porém, alguns itens como a luminária de luz e os quadros e  espelhos suavizam e trazem leveza ao conjunto.







Esse estilo surgiu no sul da França, na região da Provença,famosa,entre outras,por localidades históricas como Marselha,Toulon,Saint Paul De Vence e Nice.A beleza desta região montanhosa, que beira parcialmente o Mediterrâneo,inspirou artis...tas como Van Gogh e Matisse.Nos séculos XVII e XVIII, o desejo dos camponeses de terem suas casas tão bem arrumadas quanto à da corte francesa,despertou a criatividade dos artesões da região,na busca de um estilo mais simples,que independesse dos trabalhos minuciosos,cheios de rebuscados e dourações.Surgia assim o estilo provençal, onde os móveis eram feitos de madeira barata,recebendo inicialmente um tratamento de verniz castanho e depois uma pátina branca ou verde clara,a fim de esconder as pequenas falhas da madeira.Seu estilo levemente desgastado, com cores suaves como o branco,o lilás e o verde claro deixam o estilo “provençal” identificado como refinado, suave, elegante e delicado.


Dos docinhos de casamento, sem dúvida, é o mais tradicional e conhecido!É um doce muito conhecido em Portugal, onde apresenta o recheio com ovos moles, uma mania lusitana.Delicioso e popular, o bem-casado está repleto de significados. Segundo a tradição bíblica, Deus criou primeiro o homem, Adão, e depois criou a mulher, Eva. Em seguida, uniu-os como se fossem uma só pessoa. O bem-casado resume simbolicamente isso, a união de duas pessoas que se completam, tornando-se um só corpo.



 Uma idéia super legal e original é fazer os noivinhos de biscuit com o tema que o casal achar mais divertido.Meu noivo fez questão dessa  "bola de presidiário"no pé, aff coisa que ele tava casando amarrado ne?? e minha mãe queria uma cadeira odontológica, pois nós somos todos dentistas, desde mamãe, papai, cunhados e os noivos..achei que ficou super bem feito, mas cuidado, já vi cada um que é melhor nem colocar..deixa sua mesa de bolo feia rsrs



Bolo dos noivos: Branco ou colorido, doce, decorado e com recheios diferentes, o bolo de casamento é indispensável nas festas. Ele faz parte até mesmo das celebrações mais simples, onde os noivos comemoram apenas com um bolo e um brinde com champagne. Conta a lenda que antigamente, todos os convidados levavam pedaços de bolo para os casamentos, que eram empilhados até formar uma pirâmide. Até o dia que um padeiro teve a idéia de confeitar os pedaços de bolo juntos, formando um bolo de vários andares. Esta tradição tornou-se freqüente nos casamentos até os dias atuais.




Porém CUIDADO: ele nunca deve ser maior que a noiva...a estrela da festa è a noiva e nada e ninguém devem ofuscar sua presença!!! Reparem em fotos em que o bolo é enorme...o bolo e noiva ficam competindo à atenção...para mim acho exagerado e brega!!! Aliás, o menos sempre é mais!!! rsrs


Cortar a gravata do noivo: Os amigos do noivo se reúnem e passam de mesa em mesa, pedindo um dinheiro extra para ajudar os noivos a pagar a lua-de-mel. Padrinhos e parentes “vendem” pedacinhos da gravata em troca de uma pequena contribuição financeira. Cada vez que arrecadam dinheiro, cortam um pedaço da gravata do noivo e dão de lembrança para o convidado, como agradecimento.


Para convidados animados,com certeza fará sucesso.Quem já contribuiu com pouca "generosidade" cola um adesivo na roupa, com a frase "Já dei pro noivo".No nosso casamento deixou a festa mais animada ainda..





Jogar o buquê significa querer compartilhar sua felicidade com os amigos. “Os gregos e romanos usavam antigamente alho e ervas ou grãos no buquê, pois acreditavam que afastava os maus espíritos e garantia um casamento próspero”,Na maioria dos casamentos temos o buquê sendo jogado para as convidadas, uma brincadeira que simboliza que a senhorita que pegar será a próxima a casar



Eu arrumei um substituido do buquê de flores, na hora de jogar, pelo sapo.O sapo, nas histórinhas de criança, vira principe para casar com a donzela; e jogar o sapinho é uma forma de dizer que deseja que também encontrem seu principe encantado


Padrinhos & Madrinhas :um costume que remonta à Antiguidade, que se escolhia um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, os quais muitas vezes rondavam o local da cerimónia.




Save the DateO que é?
Em Português, “reserve a data”. Está se tornando cada vez mais usado por aqui este hábito americano. Trata-se de um aviso enviado aos convidados para que eles já saibam da data do seu casamento, e assim não programem mais nada para esta data.
Muito útil especialmente quando o casamento será num lugar diferente de onde os noivos moram (destination weddings) ou quando haverá muitos convidados de outras cidades e/ ou países. Nestes casos, os convidados precisam planejar a viagem, o voo, hotel, as vezes até férias caso o casamento seja em outro país, por isso quanto antes saberem da data, melhor.
Bom também para quem vai casar num feriado, para não correr o risco dos convidados já terem programado uma viagem.Como nosso casamento foi no feriadão da Semana Santa, creio que isso ajudou demais, pois nossa festa foi para 200 convidados, e tivemos 175 pessoas presentes!!!

Máscaras:Podem ser místicas, de cultos, crenças, raças e rituais. A máscara tem o misticismo de dar vazão a alegria, tristeza, revelar ou ocultar sentimentos.Tudo preparado e planejado com muito carinho! E na recepção..pulseiras de neon, óculos, colar havaiano, perucas, lança confete estolas..Pode usufruir de várias!!Hum, mas que tal um baile de máscaras?
Nossa lembrança aos Padrinhos e Madrinhas foram máscaras Venezianas..Lindas e exclusivas!!! para as Madrinhas mandei fazer uma diferente para cada uma,e para os padrinhos azuis ou prata..ficou um LUXO!!Mais um detalhe tudo a ver com nossa Lua de Mel: a expressão aparentemente tem origem no seqüestro de noivas, fazendo referencia ao período em que o homem mantinha a mulher presa por um ciclo lunar inteiro, com o objetivo de engravidá-la.
Conta a lenda antiga que amigos e parentes desenhavam uma lua coberta de mel na porta da casa dos noivos, para atrair sorte e paixão eterna. A história também possui a versão de que na era primitiva, os povos se casavam somente quando a lua... estava cheia e eram obrigados a beber uma mistura a base de mel, para deixar o relacionamento romântico e o casal sempre unido. Hoje, os noivos planejam uma viagem romântica para descansar e comemorar o início desta nova fase do relacionamento.






 Na antiguidade, o diamante era chamado de pedra de Vênus, a deusa do amor e da prosperidade.
Atualmente é comum o uso de modelos de alianças lisas de ouro amarelo ou ouro branco, no quarto dedo da mão esquerda. Símbolo de união, amor, carinho e principalmente compromisso, o uso de alianças tem origem no Egito antigo, onde os faraós acreditavam que o círculo era um símbolo da eternidade.
Representa fidelidade e a união perfeita, sem começo e sem fim.
Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia que estava diretamente ligada ao coração e por isso a aliança deveria ser usada neste dedo.




Nosso Noivado: 31/01/10

Começando nos Estados Unidos, o costume do noivo pedir a mão da amada em casamento e presenteá-la com um anel solitário de diamante ou outra pedra preciosa também já virou moda no Brasil.
 

ANEL DE NOIVADO - o noivado sela um acordo e se encaixa na tradição materialista. A aliança de brilhantes representa a idéia de comprar a noiva, já que os casamentos eram fruto dos negócios entre duas famílias.






Flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos: A flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos, geralmente é um cravo. Ela simboliza a afeição e carinho da noiva pelos parentes e amigos mais próximos.
O Ramo de murta, conhecida por erva do amor. A tradição vem desde 1840, do casamento da rainha Vitória. Novamente a rainha Vitória!!
VESTIDO BRANCO – simboliza a pureza. No século XIX a burguesia surge com um novo código de vestir: a noiva casar de branco em sinal da virgindade. Antes porem as noivas se casavam com seu melhor vestido, independente da cor ou tecido. Porém a idéia do branco só veio a se afirmar com a rainha Vitoria da Inglaterra que casou com seu primo por amor (algo raro naquela época). Ela padronizou a cor, lançando moda às noivas, que passaram a usar o branco e variações da cor, como champagne e marfim.

O vestido da noiva e o traje do noivo deverão, como em qualquer outra cerimônia,  harmonizar com a proposta do casamento
O ideal em casamento ao ar livre é que não tenham brilho, mas pérolas são permitidas, assim como pequenos cristais, desde que fiquem espaçados pelo vestido para não deixar o visual pesado. Os modelos medievais são bastante adequados para serem usados em cerimônias assim, principalmente no outono e no inverno e a noiva poderá abusar dos modelos mais encorpados e com saias mais rodadas. Os mais soltos devem ser usados nas demais estações.
A própria noiva "sente" o vestido, e ao se imaginar no cenário escolhido, na maioria das vezes, opta por um vestido de acordo.
Eu escolhi por um lindíssimo vestido de zibelina de seda pura italiana.Riquíssimo vestido bem artesanal, com várias flores estilizadas, bolero formado com um mix de renda guipure francesa, cinto estilo Chanel totalmente coberto à mão em um rico trabalho de pedrarias tchecas e cristais Swarovski. By Atelie Ione Mendonça, aqui de Goiânia mesmo!


VÉU – costumava ser visto como uma maneira de proteger a noiva do mau-olhado,protegendo-a da inveja, além de simbolizar virgindade. Também uma forma de protegê-la da cobiça de outros homens. No casamento cristão, o noivo ergue o véu da noiva, enquanto no judaico o noivo o coloca sobre o rosto da mulher, em alusão aos cuidados que ele terá com a esposa. No Ocidente, ele normalmente é branco; na China, vermelho. Sua origem vem da idéia de que, em casamentos arranjados, o rosto da noiva não deveria ficar totalmente a mostra para o futuro marido.O “véu” surge em referência à Deusa Vesta, a protectora do lar na mitologia greco-romana.Em árabe, “véu” diz-se “hijab” e significa “o que separa duas coisas”, representa a separação da vida de solteira, para entrar na vida de casada.

O buquê :
Da Europa veio o costume do buquê. De origem francesa, a palavra "bouquet" significa "aroma das flores".
O buquê da noiva sempre está relacionado com a personalidade da moça, a decoração do evento e o estilo do casamento. O objetivo do buquê é gerar harmonia e perfumar a vida do casal. Antigamente, os arranjos mesclavam flores e espinhos, pois..., as flores atrairiam felicidade, enquanto os espinhos espantariam os maus espíritos. Acredita-se que somente as camponesas e moças mais humildes casavam com buquê de flores. As famílias mais ricas presenteavam as noivas com jóias, como terços feitos de ouro e diamantes, para serem carregados durante a cerimônia.
O meu tinha : Rosa "É sempre romântico e informa a presença do amor"!!!!
Rosa Chá – respeito e admiração.Rosa Champagne – fidelidade entre o casal,Kalanchoe :Flor da Fortuna ou Amor do Papai e da felicidade.Orquídeas - A orquídea é uma flor que por seu formato e delicadeza representa a sexualidade, e beleza feminina. Seu significado varia entre amor, desejo, luxúria, perfeição e até mesmo pureza espiritual.Hortência azul : realização de propósitos bons...



PÉROLAS - Símbolo da felicidade no matrimonio, as pérolas eram associadas pelos gregos as lagrimas das ninfas (figuras mitológicas).



Jogar arroz nos noivos após a cerimônia.Esse é um costume tradicional e muito bem-vindo em todo casamento. O arroz simboliza fartura e fertilidade, e acredita-se que o ato de jogar arroz aos noivos garante prosperidade.Há 4 mil anos, na China, o arroz era considerado um símbolo de fartura e já era costume atirar-se alguns grãos sobre os noivos após a cerimónia.


Carregar a noiva no colo: Acredita-se que a noiva atrai azar se entrar no novo lar com o pé esquerdo. Sendo assim, para evitar esta onda de má sorte, o noivo carrega a amada no colo até dentro da casa. O objetivo é evitar maus espíritos e espantar a crença que se a noiva cair na entrada de casa, terá um casamento infeliz.




Nomes na barra do vestido da noiva: Existe uma tradição baiana que diz que ter o nome bordado na barra do vestido de noiva de uma amiga atrai casamento,enfim bordado ou não,a tradição é bem clara: as amigas que estiverem com o nome na barra do vestido da noiva, se casarão em breve. Amigas solteiras, desculpe, mas me esqueci totalmente desse detalhe aff!




A NOIVA E A PREPARAÇÃO/RITUAL NO “GRANDE DIA” - geralmente esperava-se da noiva que ela casasse física e espiritualmente pura – virgem, com corpo e mente limpos. E o ritual de purificação ainda é importante. A noiva ocidental pode passar o dia todo no salão, enquanto a noiva judia tomará um banho mikveh e a muçulmana da Índia passará cúrcuma em todo o corpo antes de se banhar.



A origem etimológica da palavra boda. Ela provém da palavra latina votum, que significa promessa. Desta forma, quando se diz "minha boda" estamos dizendo "minha promessa".
Significado religioso: promessa que um homem e uma mulher fazem diante de Deus, realizando seu compromisso de esposo e esposa diante de um altar consagrado. Uma promessa para toda a vida!

 

Chá de cozinha é uma tradição que está presente em muitas culturas diferentes, e pode ter surgido na história como uma forma de obter um dote para aquelas noivas quer eram mais pobres, pois em outros tempos era muito difícil uma mulher que não possuísse um dote conseguir um noivo para o sonhado casamento. Então os amigos e parentes da noiva se reuniam e cada um dava o que dispunha e assim formavam o dote da noiva, e assim esta moça estava pronta para ser escolhida por um pretendente. A tradição se manteve e foi evoluindo até os dias atuais. O estilo de recepção e a lista de convidados deve ser discutida com a noiva, normalmente só são convidados os amigos e parentes mais intimos. Como é uma festa informal é muito comum que os amigos providenciem um bolo e os refrigerantes e as convidadas levem cada uma um prato e salgadinhos ou canapés, dessa forma a festa se torna mais pratica e divertida!

 

O bolo assado com várias tiras de tecido com as pontas para fora é uma tradição para o Chá de panela e/ou Chá Bar,que vem sendo passada ao longo dos anos. As amigas solteiras da noiva puxam as fitas e tentam encontrar uma aliança que está amarrada em apenas uma das tirinhas, dentro do bolo. A moça que puxar a fita com o anel, será a próxima a casar!
Chá de panela e/ou Chá Bar exige brincadeiras, por isso na internet você encontra muitos sites que dispõem uma variedade de sugestões de brincadeiras divertidas que vão garantir a animação da festa, e quem dispõe de um orçamento mais folgado pode contratar artistas especializados nesse tipo de evento,as opções são muitas!
Hoje em dia com tanta modernidade encontramos noivos que deixaram para trás o chá de cozinha ou chá de panela,adotando ao festivo chá bar.Vale a atenção dos padrinhos, parentes ou amigos dos noivos para esta organização. Não deve ser prepar...ado pelos próprios.Pois a melhor parte do evento é a alegria ao verem convidados, geralmente seus melhores amigos e apreciar a surpresa preparada.Deve ser realizada 1 mês ou 20 dias antes do casamento para que todos possam curtir e se divertir à vontade.Uma comemoração mista e ótima oportunidade para entrosar os amigos de ambos,as opções são variadas, onde cada convidado leva um prato de doce ou salgado.O objetivo é que ajudem a montar o futuro lar dos noivos.O chá bar trás a novidade além das mulheres com os utensílios para cozinha é incluso na lista de presentes itens para bar, como taças, balde de gelo, entre outros para os homens,Sem exagero, os ítens do Chá Bar como do Chá de Cozinha não devem ser muito caros..normalmente utensílios domésticos.


ADOREI SER NOIVA, QUERO CASAR MUITAS E MUITAS VEZES, SÓ QUE COM O MESMO NOIVO CLARO!!! KKKK