quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Trancoso BA / Brasil


Há alguns anos, deixou de ser a vila rústica e isolada, descoberta pelos hippes nos anos 70 para se tornar o destino turístico dos antenados e vips.
A calma continua no ar, mas agora  já mesclada ao jeito de cidadezinha.

Conheci este destino em um  "bate e volta" em agosto de 2006, quando fui à Porto Seguro, então pegamos uma balsa de manhã e passamos o dia..

O Quadrado, a ampla praça no centro do vilarejo, emoldurada por casinhas coloridas e pela igrejinha branca ao fundo, continua a ser o coração do local e onde tudo acontece.
Nas casinhas simples e coloridas do Quadrado, hoje há bares, restaurantes, pousadas cheias de estilo, lojinhas de artesanato e butiques de grifes famosas.

Uma obsevação importante: achei o mar muito "bravo", se estiver acompanhado de crianças,cuidado!!

ARRAIAL D`AJUDA BA / Brasil

Arraial d'Ajuda é o primeiro Santuário Mariano do Brasil, fica localizado a 05 quilômetros de Porto Seguro, no Arraial d'Ajuda, na Costa do Descobrimento, cerca de 750 km de Salvador.O Arraial de Nossa Senhora foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas 03 naus: Conceição, Salvador e Ajuda, que viriam a ser nomes de cidades e de suas primeiras igrejas. O Arraial não participou da chamada "rede urbana do século XVI" como Porto Seguro e Cabrália. Antes da construção da capela de palha só havia um planalto com uma plantação de um canavial.
Para se chegar a até Arraial, é necessario pergar uma balsa, e  em poucos minutos você chega ao seu destino.PS: não esquecendo que eu estava hospedada em Porto Seguro!





Conhecemos o Arraial EcoResort : http://www.arraialecoparque.com.br/  , um parque aquático bem agitado e badalado..Com alguns brinquedos que necessitam de coragem para enfrentar!!rsrs
Neste Resort você encontra uma projeto muito legal com incentivo do governo federal :


"Projeto Coral Vivo", onde existe a preocupação de se recuperar os ambientes recifais degradados, pois são neles que encontramos a maior riqueza de vida dos mares! http://www.coralvivo.org.br/


Em Arrial  encontrei uma das melhores baladas que ja fui, na Ilha dos Aquários : http://www.ilhadosaquarios.com.br/ , uma boate como o próprio nome ja diz, numa ilha, que você chega através de pequenas embarcações onde a população predominante é jovem!!Lá encontramos gente bonita,cinco ambientes diferentes e com estilos musicais diferentes, desde de forró ate House Music , encontramos também um aquário lindo com tubarões,lagosta,arraia ...Muito bom...Essa noite valeu demais!

Cabrália BA / Brasil


Conhecer o Centro Histórico de Santa cruz de Cabrália é algo que todo brasileiro deve fazer.Neste destino você encontra uma igreja onde foi celebrada a primeira missa católica do Brasil no período da colonização portuguesa pelos Jesuítas como aldeamento indígena para catequização dos índios.Encontramos muitos Índios que ainda cultivam seus hábitos originais de vida e vivem do artesanato.Lugar muito bom para aquelas comprinhas!!
Este destino da para se fazer com uma "bate e volta", como estava hospedada em Porto Seguro, passamos o dia em Cabrália e retornamos no entardecer.Um lugar que tem tudo a ver com nossa origem! Muito legal!


Porto Seguro BA / Brasil

Adorei Porto Seguro, mas também fui pro lugar certo na época certa!! E olha que fui em agosto, totalmente fora de temporada!!!Fui acompanhada dos colegas de faculdade, fomos comemorar nosso diploma e de certa forma nos despedir das farras universitárias!Indico este destino para quem quer balada, agito, azaração. Lá temos duas opções que são as mais badaladas : http://www.axemoi.com.br/ e http://www.portaltoatoa.com.br/ Os dois lugares possuem shows com artistas famosos da Bahia e a diversão é garantida.Considero que Porto Seguro é para se curtir a praia que são lindas e agitar muito!
Aproveitamos a viagem e conhecemos Trancoso, Cabrália, Ilha dos Aquários, Arraial D`Ajuda, mas depois falaremos de cada destino separadamente.
O lugar onde conhecemos o tempero bahiano foi na Passarela do Álcool, uma avenida movimentada, onde o artesanato tem presença marcante e os restaurantes são diversos,e agradam todos os gostos e bolsos.


Muitas opções existem para diversão : http://www.bombordobar.com.br/ , onde encontramos show ao vivo e muita gente animada,  e  http://www.barramares.com.br/ , local que possui o tradiconal Lual Barramares, deixando o local com um ar místico e cheio de energia..até a Mãe Nancy de Iemanjá esta la para ler sua sorte!
Ah nossa hospedagem foi em um hotel simples mas muito confortávem e bem localizado!!!Não fica muito próximo dos agitos, e isso anoite é uma vantagem !!