Nova Petrópolis ou também conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha foi fundada em 7 de setembro de 1858, abrangendo um vasto território que excedia os limites dos rios Caí e Cadeia, avançando até os limites presumíveis das primeiras Estâncias do Campo de Cima da Serra. Os imigrantes que chegaram a Nova Petrópolis desde 1858, eram na maior parte oriundos dos "Estados Alemães".Estes Imigrantes, apesar de sua heterogeneidade conseguiram resgatar as sua origens históricas para o Município que deram um grande incremento na vida cultural, especialmente no folclore.


Em 1875 inicia a imigração italiana na Encosta Superior do Nordeste, originando as Colônias de Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), Conde D` Eu (hoje Garibaldi) e Nova Palmira (hoje Caxias do Sul).

A réplica da Pietà de Michelangelo fica no vestíbulo. Foi doada pelo Papa Paulo VI em 20 de maio de 1975, nos cem anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. No lado oposto, foi instalado em 1984um fac-símile do Santo Sudário, também recebido de Roma.
As portas de bronze da igreja são outra obra-prima, criadas por Augusto Murer, escultor de Belluno, Itália, e ilustram cenas da imigração.
Bento Gonçalves é a Capital Brasileira do Vinho e o maior e mais expressivo pólo moveleiro do Estado.
A cidade também é sede de festas e feiras alusivas à uva e ao vinho, como a Festa Nacional do Vinho - Fenavinho, a maior e mais antiga festa comunitária do município.
Em novembro de 2009 este foi nosso destino, estavamos hospedados em Gramado, e passamos o dia vizitando as cidades da serra gaúcha a bordo de uma Maria Fumaça muito charmosa..
Excelente lugar para fazer compras: vinhos, queijos, licores..humm tudo uma delícia!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário