terça-feira, 2 de novembro de 2010

Paraty RJ / Brasil

Em janeiro de 2008, fui à este destino que é um tesouro entre o mar e a montanha....
Paraty ou Parati é um município brasileiro no Sul do estado do Rio de Janeiro, microrregião da Baía da Ilha Grande, mesorregião Sul Fluminense.

Muito antiga para os padrões brasileiros, a cidade foi povoada entre 1533 e 1560, em 1667 teve sua emancipação política decretada pelo rei de Portugal, tornando-se uma vila independente de Angra dos Reis.
Junto ao oceano, entre dois rios , Paraty está a uma altitude média de apenas 5 metros. Hoje é o centro de um município com 930,7 km² com uma população de 33.062 habitantes.A cidade já foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil, durante o período colonial

 
Igreja Santa Rita de Cássia localiza-se em um largo fronteiro à baía de Paraty.
Erguida pela Irmandade de Santa Rita dos Pardos Libertos, data de 30 de junho de 1722 sob a invocação original de Menino Deus, Santa Rita e Santa Quitéria. Era seu vigário à época o padre Manoel Braz Cordeiro.Recorde-se que no século XVIII, no Brasil Colónia, as igrejas atendiam às classes sociais, que então se distinguiam pela cor da pele: brancos, pardos (mulatos) e negros. Em Paraty, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito destinava-se aos negros, a de Nossa Senhora das Dores atendia à elite branca, e a Matriz de Nossa Senhora dos Remédios  era frequentada por populares brancos. Neste contexto, a Igreja Santa Rita de Cássia foi construída para atender aos mulatos de Paraty.
O conjunto encontra-se tombado pelo IPHAN desde 1952. No período de 1967a 1976 tiveram lugar campanhas de restauração, requalificando o conjunto como Museu de Arte Sacra de Paraty (1976).
Entre 11 a 20 de julho é realizada a tradicional festa de Santa Rita de Cássia, um evento religioso realizado desde a fundação do templo, com procissões, missas, ladaínhas, cânticos e outros.






Fizemos um passeio de Escuna, passamos o dia em alto mar.Nesta viagem não me hospedei em Paraty, e sim em Ubatuba SP que fica a 73.3 Km de distância e seguindo pela rodovia Rio Santos rapidinho chegamos.


Passeio de escuna é uma ótima opção para conhecer as ilhas de Paraty.




O forte do turismo local são os passeios de barco e tours ecológicos. Há muitas agências espalhadas pela cidade nós fomos na Escuna Caminate / Escuna Caminante: capacidade para 155 pessoas  / música ao vivo ( MPB e Bossa Nova - violão e Voz ) , Serviram almoço, Fizemos paradas em praias ou ilhas com restaurantes.
Tel: (24) 3371-1856  http://www.escunacaminante.com.br/ .
Os roteiros são praticamente os mesmos.
O mais comum das escunas passa pelas : praia Vermelha , praia de Santa Rita e praia da Lula e pelas ilhas Comprida, Ilha da Pescaria e Ilha da Sapeca . São cinco horas de passeio. Antes de contratar qualquer agência certifique-se do roteiro e da possibilidade de mudanças. Já os passeios ecológicos visitam cachoeiras, fazendas de cachaça e outros pontos turísticos, como o Caminho do Ouro.



Em uma das paradas, mergulhamos no mar quentinho e um mergulhador busca no fundo do oceano Estrelas no Mar como esta que esta comigo, ele mesmo faz vários clicks com uma máquina fotográfica subaquática, e claro, depois do passeio vende um CD com várias fotos.Vale a pena!Imagina se eu perderia uma dessas...

Trindade - Não deixe de conhecer Trindade , vila de pescadores com 4 praias paradisíacas, a 23 km ao sul de Paraty. A vila preserva um clima rústico e descolado e oferece muitas opções de restaurantes.Passando pela praia do Meio chegue até a praia do Cachadaço, uma piscina natural. Nos tempos coloniais, Trindade foi um porto para os piratas que atacavam os navios de Paraty. Nos anos 60, foi descoberta por hippies e, aos poucos, passou a ser mais conhecida e visitada.Não fomos até la..mas ficou na vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário