Um mito popular diz que o nome "Olinda" teria a sua origem numa suposta exclamação do fidalgo português Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco – "Oh, linda situação para se construir uma vila!".
Em 2005, Olinda foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura no ano de 2006.Foi a primeira vez que o Brasil elegeu uma capital cultural.
Olinda revive o esplendor de seu passado todos os anos durante o Carnaval de Olinda, ao som do frevo, do maracatu e outros ritmos originais de Pernambuco. Há "bonecos gigantes", nos quais cabe um homem apenas em suas pernas para ampará-lo; e blocos carnavalescos (com temáticas variadas, de grupos variados, geralmente acompanhados de orquestras de frevo, e/ou grupos de maracatus). É costume dos jovens molhar os transeuntes com pistolas d'água. Vários grupos também se fantasiam, seja qual for o personagem, em geral com a intenção de chamar a atenção para si, fazer uma crítica social, animar com brincadeiras e atrair parceiros.
Em Olinda encontramos uma estrutura mto bem monstada, limpa, organizada .
Existem banheiros públicos limpos, um gui que faz parte de uma Associação dos Condutores Nativos de Olinda ( ACNO ) : Condutores Nativos são os remanescentes ou sucessores dos antigos Guias Mirins, grupos de crianças e adolescentes (alguns, a esta altura, já bastante maduros!) da mais humilde origem e condição social, que tradicionalmente abordam os turistas nas esquinas de Olinda e os acompanham pelas ladeiras da cidade, ressaltando as belezas naturais, arquitetônicas e culturais e recitando a história da heróica Marim dos Caetés. Nos anos 80, apoiados por Dom Hélder Câmara, eles foram organzados numa instituição chamada Casa do Guia Mirim, localizada nos fundos da Igreja da Sé, num projeto pioneiro por introduzir uma nova abordagem das questões sociais integrando assistência, inclusão, cultura e negócios (turismo). O projeto durou até meados dos anos 90 mas foi abandonado pela insensibilidade dos tecnocratas. Em 2006, um ex-Guia Mirim, hoje Guia de Turismo credenciado a caminho da Faculdade de Turismo, Severino Santana, resgatou os sobreviventes e está restaurando o projeto.
Os verdadeiros condutores de Olinda não irão de cobrar pelo serviço de guia , ao final de uma "gorgeta "que lhe for favorável..
Não deixe de subir no elevador de Olinda , que é muito mais limpo e organizado do que o de Salvador rsrrsrs, vc não paga nada e tem uma vista única e maravilosa do velho e novo em Recife. Veja as fotos que lindas!!!!
Encontramos tb muitas lojas mto especiais, que são a origem da maioria do artesanato de Pernanbuco , deixe para comprar seus souvenirs aqui, é mto mais barato e original!!!
Aqui vai a dica de duas que eu mais gostei: http://www.olindasitiodasartes.com.br/ e http://www.imaginariobrasileiro.com.br/
Não deixe de conhecer as várias igrejas de Olinda.Observe que apenas duas delas possui duas torres, isso é para pagar menos impostos à Colônia , pois quanto mais torres uma igreja tinha, mais impostos ela tinha que pagar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário